Cursilho de Cristandade: peregrinos do Reino

O Movimento Cursilho de Cristandade (MCC) nasceu na Espanha nas décadas de 30 e 40, pela iniciativa da Juventude da Ação Católica Espanhola. O nome “Cursilho” se deve ao fato de que foi organizada uma peregrinação de 80 mil jovens a Santiago de Compostella, jovens esses que passaram por pequenos cursos preparatórios, ou cursilhos. A palavra “ultreya” quer dizer, em espanhol, “seguir adiante” e é o nome das assembléias mensais do movimento.

O MCC é um Movimento eclesial católico, cujo carisma consiste no anúncio da mensagem cristã às pessoas que participam do Cursilho, para torná-las aptas a anunciar a Boa Nova, levando-as a um encontro consigo mesmas, com Jesus Cristo e com as realidades do mundo nas quais estão imersas, sendo, no seio delas, tanto pessoal como comunitariamente, fermento que transforma, sal que dá sabor e luz que ilumina, segundo os preceitos do Evangelho.

Para alcançar sua finalidade o MCC tem um método próprio, que se concretiza em três tempos ou etapas:

a) O Pré-Cursilho no qual se faz a busca das áreas ou dos ambientes a serem evangelizados, a escolha e a preparação dos líderes desses ambientes.

b) O Cursilho (curso vivencial que dura normalmente três dias), durante o qual se faz a proclamação do fundamento cristão ou Plano de Deus àqueles líderes.

c) O Pós-Cursilho, no qual se dá a inserção daqueles líderes na Pastoral Ambiental.

O MCC chegou ao Brasil em 1962, trazido por missionários espanhóis. A primeira cidade brasileira onde houve cursinhos é Valinhos, em São Paulo. Em Santo Antônio do Monte o MCC já atua desde 1971, quando foi iniciado pelo Padre Jaime. Os primeiros leigos a se tornarem cursilhistas foram Dilermando Augusto do Carmo e Servus Dei de Freitas Filho. Hoje o movimento conta com nove núcleos ambientais (grupos de reunião) – sete núcleos para adultos e dois para jovens, que se encontram semanalmente para estudo, oração e planejamento de ações de evangelização dos seus ambientes.

Deixe um comentário